O Blog Educação Ambiental – Grupo Xamã, busca através de seus artigos esclarecer sobre as questões ambientais de forma simples e direta porém, não menos informativa, com informações confiáveis.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pensando alto

PENSANDO ALTO


O Dia Internacional do Meio Ambiente não é apenas uma data de fachada; é um marco para reflexão e ações. Tem o peso da responsabilidade dos governos e dos indivíduos do planeta para com as próximas gerações. Devemos tomar pé na situação do ambiente no planeta, nos informando e também procurando respostas e soluções.

A população humana está num nível elevadíssimo de número de habitantes e a globalização produziu um modelo de sociedade de consumo. A nova ordem mundial é consumir e isso tem um custo ambiental direto. A população mundial tem uma elevada demanda por produtos agropecuários e industrializados. O modelo econômico que se desenha e se impõe, é extremamente voraz em termos de recursos naturais e gera resíduos poluentes, que afetam o ar, a água e o solo.

Estamos imersos na era das grandes corporações. Cidadãos não podem ser apenas instrumentos desses seres gigantescos, como fonte de mão-de-obra e como integrantes de mercado para seus produtos.



Já foi muito utilizada a imagem do planeta Terra como sendo uma espaço-nave e a alegoria é boa. A Terra não é infinita; não dá para pedir para parar o mundo e tomar outro veículo para seguir viagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom!!!

Janio disse...

Excelente artigo!!